quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Tomate seco


Estou postando minha receita de tomate seco, é muito boa,  quem gosta precisa de paciência para fazer, considerando que o rendimento é pequeno, e o trabalho é grande, mas não se compara aos comprados no mercado, ou que você come por aí,  são azedos e sem gosto, este fica imbatível, docinho e saboroso, vamos lá, lápis e papel na mão, hehehe.





1- O melhor é o tomate italiano, esse compridinho, escolha maduro, mas firme, a receita é para 2 kg. de tomates, eu faço uns 6 kg. de cada vez, tenho que distribuir para a família e ainda brigam.


2-  Lave 2 kg. de tomates e deixe de molho em bicarbonato de sódio, para amenizar o agrotóxico.

3- Enxugue em papel toalha, corte-os ao meio, e coloque virado com a parte cortada para baixo, uso essas formas de pizza, para que escorram, deixe uns 15 minutos, depois enxugue novamente com papel toalha.



4- Vire-os com a parte cortada para cima, prepare uma mistura de 2 colheres de sopa de açúcar e 1 de sal, misture muito bem, eu coloco um pouquinho mais de açúcar, insira uma porção  em igual quantidade dentro de cada metade do tomate, procure não deixar cair fora, pq depois queima, quando levar ao forno.



5- Leve ao forno para secar, o tempo depende de cada forno, quando soltar bastante liquido, tire a forma do forno, e enxugue cada um, com papel toalha, volte ao forno e deixe ir secando, cuide para não queimar, se precisar vá mudando de lugar, deixe até ficar seco e levinho, demora mais ou meno umas 3 horas, na foto percebe-se como fica.


6- Tire da forma, espere esfriar.

7- Prepare os temperos em potinhos, alho picadinho, alcaparras, orégano, ervas finas, folha de loro, quem gosta pimentinha calabresa e azeite.

8- Use vidros bem fechados, lave e passe em água fervente, deixe enxugar naturalmente, vá colocando tomates, tempero e azeite, em camadas, até encher o vidro, cubra totalmente com azeite e guarde na geladeira.





Espero que gostem, ao trabalho meninas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário